ARESM completou 54 anos de história 

Associação Recreativa e Esportiva dos Servidores Municipais (ARESM) completou, no mês de outubro, 54 anos de história, transformações e conquistas. Uma história que está estritamente relacionada à da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul. Quando o município foi insta- lado, em 03 de abril de 1949, eram apenas meia dúzia de funcionários, herdados da cidade-irmã, Santo André, para dar início às suas atividades. 

Porém, desde o seu primeiro prefei- to, Ângelo Raphael Pellegrino, a cidade cresceu de forma espantosa, ampliando os seus serviços e, consequentemente, o número de funcionários foi aumen- tando na mesma proporção. 

Assim, já na gestão do segundo prefeito, Anacleto Campanella, os servi- dores da Prefeitura resolveram se or- ganizar para poder reivindicar melhores condições de trabalho e salários mais dignos para a classe. Convocou-se, então, todos os funcionários para uma Assembleia Geral, que foi realizada na Câmara Municipal, no dia 28 de outubro de 1963. Nessa Assembleia, fundou-se a Associação dos Servidores Municipais de São Caetano do Sul, sendo eleita a primeira Diretoria, presidida por Rafael Daniel Filho, e o primeiro Conselho Deliberativo, presidido por Delfe de Paula Coelho. 

A primeira atividade da Associação foi oficiar a Câmara Municipal para acompanhar o andamento sobre o pro- cesso de reajuste dos salários dos servi- dores daquele ano. Já em 1964, foi realizada a primeira campanha para ampliar o quadro associativo. No mesmo ano, houve um acordo entre o prefeito e a Câmara para inclusão no orçamento de ver- ba para que fosse concedido aumento de 100% aos servidores municipais. 

Em 27 de outubro de 1965 foi elei- ta a segunda diretoria, presidida por João Batista Pinto. Dois anos depois, em 1967, foi escolhida a nova direto- ria, tendo como presidente Sidnei Vi- cário Moreno, que seria reeleito em ou- tubro de 1969. 

Em 1971, a Associação viveu um dos momentos mais interessantes de sua história. Uma chapa formada por 52 mulheres venceu as eleições e passou a ser a primeira entidade de classe mista a ter em sua diretoria somente mulheres. Alexandrina Moretto foi eleita presidente. Em sua gestão, promoveu viagens, festas especiais e fez os primeiros convênios com comerciantes da cidade. Durante esse mandato, a Associação foi declarada de utilidade pública, através da Lei Municipal no 2005, de 29 de dezembro de 1972. Alexandrina foi reeleita para o biênio seguinte (1974/1975).  

Para a gestão seguinte, foi eleito presidente Alcindo Pereira, que foi su- cedido por Yogi Agata. Em 1980, Sid- nei Vicário Moreno retornou à presidência da Associação. Em janeiro de 1984 foi eleita a nova diretoria, tendo como presidente Sebastião Francisco dos Santos. A ARESM ainda teve como presidentes Clodoaldo Vecchi, Matheus José Bazzani, Plínio Turco, Maria Amélia da Silva e o atual, Rubens Bernardo. 

Nos últimos anos, a ARESM deu um salto significativo na qualidade dos serviços e ampliando os benefícios oferecidos aos associados. Com isso, vem aumentando gradativamente o seu quadro associativo, que está próximo de 3 mil sócios. A quantidade de empresas conveniadas acompanhou o crescimento da Associação. Hoje já são mais de 100 comerciantes, prestadores de ser- viços e profissionais liberais que mantêm convênio com a ARESM. 

Rua Maranhão, 96
Bairro St° Antônio - São Paulo
09541-000 São Caetano do Sul



Tel.:(11) 4228.7888

 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.