ARESM: 51 anos de histórias e conquistas

A Associação Recreativa e Esportiva dos Servidores Públicos – ARESM – completou, em 2014, 51 anos de história, transformações e conquistas, muitas conquistas. Uma história que está estritamente relacionada à da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul. Quando o município foi instalado, em 03 de abril de 1949, eram apenas meia dúzia de funcionários, herdados da cidade-irmã, Santo André, para dar início às suas atividades. Porém, desde o seu primeiro prefeito, Ângelo Raphael Pellegrino, a cidade cresceu de forma espantosa, ampliando os seus serviços e, consequentemente, o número de funcionários foi aumentando na mesma proporção.

Assim, já na gestão do segundo prefeito, Anacleto Campanella, os servidores da Prefeitura resolveram se organizar para poder reivindicar melhores condições de trabalho e salários mais dignos para a classe. Convocou-se, então, todos os funcionários para uma Assembleia Geral, que foi realizada na Câmara Municipal, no dia 28 de outubro de 1963. Nessa Assembleia, fundou-se a Associação dos Servidores Municipais de São Caetano do Sul, sendo eleita a primeira Diretoria, presidida por Rafael Daniel Filho, e o primeiro Conselho Deliberativo, presidido por Delfe de Paula Coelho.

A primeira atividade da Associação foi oficiar a Câmara Municipal para acompanhar o andamento sobre o processo de reajuste dos salários dos servidores daquele ano. Já em 1964, foi realizada a primeira campanha para ampliar o quadro associativo. No mesmo ano, houve um acordo entre o prefeito e a Câmara Municipal para inclusão no orçamento de verba para que fosse concedido aumento de 100% aos servidores municipais. Em 27 de outubro de 1965 foi eleita a segunda diretoria, presidida por João Batista Pinto. Dois anos depois, em 1967, foi escolhida a nova diretoria, tendo como presidente Sidnei Vicário Moreno, que seria reeleito em outubro de 1969.

Em 1971, A Associação viveu um dos momentos mais interessantes de sua história. Uma chapa formada por 52 mulheres venceu as eleições e passou a ser a primeira entidade de classe mista a ter em sua diretoria somente mulheres. Alexandrina Moretto foi eleita presidente. Em sua gestão, promoveu viagens, festas especiais e fez os primeiros convênios com comerciantes da cidade. Durante esse mandato, a Associação foi declarada de utilidade pública, através da Lei Municipal nº 2005, de 29 de dezembro de 1972. Alexandrina foi reeleita para o biênio seguinte (1974/1975). Para a gestão seguinte, foi eleito presidente Alcindo Pereira, que foi sucedido por Yogi Agata. Em 1980, Sidnei Vicário Moreno retornou a presidência da Associação. Em janeiro de 1984 foi eleita a nova diretoria, tendo como presidente Sebastião Francisco dos Santos. A ARESM ainda teve como presidentes Clodoaldo Vecchi, Matheus José Bazani, Plínio Turco, Maria Amélia da Silva e o atual, Rubens Bernardo.

Nos últimos anos, a ARESM deu um salto significativo na qualidade dos serviços, ampliando os benefícios oferecidos aos associados. Com isso, vem aumentando gradativamente o seu quadro associativo, que já está próximo de 4 mil sócios. A quantidade de empresas conveniadas acompanhou o crescimento da Associação. Hoje já são mais de 100 comerciantes, prestadores de serviços e profissionais liberais que mantêm convênio com a ARESM. Um número que aumentou significamente nos últimos anos, com os investimentos que foram feitos no sistema de informatização de autorizações de compra.

A ARESM também recebeu melhorias em sua estrutura física, com a reforma do prédio, que estava literalmente “caindo aos pedaços”, com piso deteriorado, infiltrações, vazamentos e goteiras. Os associados ganharam uma nova quadra poliesportiva, com piso novo e iluminação adequada, o salão de festas foi reformado; e, também, foi refeita a fachada da quadra e da entrada da Associação. Ainda, a Associação deverá ser um das primeiras entidades recreativas e sociais da cidade a atender a atual legislação de combate a incêndio e a receber o alvará do Corpo de Bombeiros.

Assim a ARESM chega aos 51 anos de lutas ao lado dos servidores municipais e sempre de portas abertas para os funcionários públicos de São Caetano do Sul.

Rua Maranhão, 96
Bairro St° Antônio - São Paulo
09541-000 São Caetano do Sul



Tel.:(11) 4228.7888

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.