ARESM: 60 anos de histórias ao lado do servidor público
Em 2023, a Associação Recreativa e Esportiva dos Servidores Públicos de São Caetano do Sul, a ARESM, completa 60 anos de fundação, com muitas histórias para contar, e que fazem parte da vida de milhares se servidores públicos que atuaram na cidade nas últimas seis décadas.
“A história da ARESM, desde a sua criação, está relacionada diretamente com as conquistas da categoria nas últimas décadas, especialmente na relação dos servidores públicos municipais com a administração, afinal ela nasceu como única entidade representativa dos funcionários públicos”, lembra o atual presidente da Associação, Rubens Bernardo.
Desde a sua criação, a ARESM foi protagonista na defesa dos direitos dos funcionários públicos, reivindicando melhores salários e condições de trabalho mais dignas. Naquela época não havia ainda organização sindical, e a Associação era a porta voz dos servidores, tanto em processos envolvendo os funcionários públicos municipais, como nas negociações de reajustes de salários.
Ao longo dos anos, a ARESM se fortaleceu com a ampliação do seu quadro associativo. Ganhou voz nas principais decisões sobre o funcionalismo público e o respeito da sociedade pelo seu posicionamento combativo na defesa dos interesses dos servidores públicos.
Também se destacou por suas gestões com visão pioneira e inovadora. Já 1971, foi a primeira entidade de classe mista a ter em sua diretoria somente mulheres, após a vitória de uma chapa formada por 52 mulheres, que teve como presidente Alexandrina Moretto.
Em seus 60 anos de atividades, a ARESM passou por inúmeras transformações, sempre contando com o empenho e a dedicação de centenas de servidores públicos, seja como colaboradores ou participando da sua diretoria ou do seu conselho deliberativo.
E a Associação continua inovando e se aperfeiçoando para oferecer o melhor serviço aos seus associados e conveniados, utilizando novas tecnologias e investindo em qualidade.
“Vamos continuar investindo na relação direta com os associados, ampliando os nossos canais de comunicação, por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens, e o mais importante, estaremos sempre de portas abertas para os funcionários públicos da cidade”, destaca Rubens Bernardo.