Reinaldo Zamai: um craque do futebol

Reinaldo Zamai nasceu em 1º de março de 1925, no Bairro do Canindé, em São Paulo. Com dois meses veio para São Caetano do Sul com seus pais Olímpio e Giovana Zamai. Ainda pequeno, Zamai já demosntrava habilidades esportivas, mais especificamente para o Futebol.

Ingressou no juvenil do Cruzada Esportes de São Caetano, na época dirigido pelo saudoso Padre Ézio Gisleimberti. O time, como relatou para o jornalista João Bresciani, em artigo publicado na Revista Raízes, era muito bom e vencia todos os jogos por goleada. E foi num jogo contra os juvenis do Clube Atlético Ypiranga que Reinaldo deu início a sua trajetória de sucesso no futebol. Após a partida, foi procurado pelo treinado do Ypiranga para defender a agremiação da Capital. Na mesma semana assinou contrato e passou a treina no clube.

Jogou contra as principais equipes de São Paulo, como Palmeiras, Corinthians, Juventus, Nacional, Santos, Portuguesa e São Paulo. Como profissional, defendeu o Ypiranda até 1955, quando se transferiu para a Portuguesa dos Desportos. Foi bicampeão do Torneio Início e campeão do Torneio Rio-São Paulo em 1955.

Aos 32 anos deixou a Portuguesa e retornou ao Ypiranga como técnico e jogador, onde permaneceu apenas dois meses. Dirigiu o São Caetano EC, convidado pelo ex-prefeito Walter Braido. Também foi técnico do Saad EC; e dirigiu o CerÂmica e Volkswagen Clube.

Reinaldo Zamaio casou-se com Glória Augusti Zamai. Tiveram dois filhos – Sueli e Édson; e três netos – Fernando, Luciana e Rinaldo. Faleceu no dia 07 de outubro de 2015.

Rua Maranhão, 96
Bairro St° Antônio - São Paulo
09541-000 São Caetano do Sul



Tel.:(11) 4228.7888

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.